h1

Projeto / Madeira / Baú Guarda Coisas / Box Guard Things

11/08/2011
Dutra Máquinas

PATROCINA ESTE POST

Neste post vamos apresentar o projeto para confecção de um Baú em MDF para guardar brinquedos e outras coisas que você precisar. Primeiramente, o desenho do projeto:

Desenho Técnico das partes do baú

A madeira usada neste projeto foi a MDF (Madeira De Fibra) na espessura de 9 mm, mas recomendamos a utilização de espessura mínima de 15 mm.  Em nosso desenho acima o projeto já esta com suas medidas feitas a partir de um MDF de 15mm.

Nosso primeiro passo é o corte da chapa de MDF para obtenção das partes do Baú. O MDF exige alguns cuidados e alguns deles explicarei em uma matéria mais para a frente. O MDF até pode ser cortado no serrote bem afiado mas as chances de lascas são grandes, pois o MDF tem melhor acabamento com máquinas de cortar de alta velocidade. Tanto a serra Tico-tico como a serra circular com dentes de vídea são recomendadas para um melhor acabamento. Risque a prancha e mãos a obra.

serra circular cortando a pranchaplacas de MDF cortadas

Recorte as laterais da tampa. Esta, por causa da curva, aconselha-se uma Serra Tico-tico em sua velocidade máxima.

Em seguida a todos os cortes verificamos se o acabamentos destes cortes estão bem feitos (caso contrário, passe uma lixa 180 para madeira) e vamos à montagem das partes. IMPORTANTE: Para essa montagem usar parafusos de haste reta e rosca soberba ou pregos estriados ou annular. São parafusos e pregos usados em paredes Drywall (paredes de gesso especiais). Deve ser usada cola para ajudar a fixação, sendo que as recomendadas são as de PVA ou Cola de contato.

pregando as laterais pregando as laterais da tamps

Pego Anular

Com as paredes pregadas e coladas chega o momento de se fixar o fundo, pois tendo a medida externa do baú, colocará o retângulo do fundo no esquadro. Em tudo que fazemos o esquadro da peça é o que dá a precisão dos encaixes e a beleza de uma peça bem montada. Neste passo também colocamos as ripas que acompanharão a curvatura da tampa. Para não errar, coloque (pregando e colando) as ripas das pontas e a do centro e depois como são em número ímpar, vá distribuindo para que os intervalos fiquem iguais. Na parte externa do fundo, em cada extremidade, deverá ser colada e pregada 2 (duas) partes das menores de MDF para fixação das rodinhas com parafusos. Após esta operação a colocação de dobradiças fixando a parte posterior da tampa ao corpo do Baú já pode ser feita.

colocando ripas na tampa colocando rodizios

Estas mesmas partes menores de MDF devem ser coladas e pregadas por dentro da parte dianteira da tampa com a finalidade de guiar e dar perfeição ao fechar da tampa do baú. E também por dentro em cada canto interno do baú, na medida que lhe for conveniente, visando segurar a tábua que divide a área interna do baú tornando-o melhor aproveitado. Na placa que será colocada como divisória, recomendo que sejam cortadas duas aberturas laterais (nesse caso, dois semi-círculos) para que fique mais fácil sua remoção.

guias para tampa lado intrno do baú

Para evitar que a tampa (que agora já tem um peso maior) vire sem limites para trás, coloque em cada lado interno do Baú e lado interno da tampa uma corda de nylon tipo corda de varal amarrada a um conjunto de parafuso e porcas conforme a ordem indicada na ilustração.

limitador abertura da tampa fixação lado interno baú

sistema de fixaçãoPartes do Baú montadas

Pronto. Agora é só pintar (se preferir)!

Baú fechado Baú de tampa aberta

Anúncios

16 comentários

  1. Gostaria de receber mais dicas de modelos atuais e modernos, trabalho com artesanatos em miniaturas tbm!!


    • Aguarde. Em breve darei miniatura de moveis.


    • Estou preparando uma miniatura de móvel para breve
      Abraços


      • Ola um dia me perguntou sobre o Bau e se teria Miniaturas Eu disse que começaria, pois bem comecei, tenho uma Fanpage de uma loja que estou montando de miniaturas para vasos “Mini Jardins”na escala 1:24 Dê uma olhada
        https://www.facebook.com/minijardimeafins


  2. qual o valor deste baú sem pintar poderia saber? obrigado se alguem postar


    • Não entendi sua questão. Você perguntou quanto foi o custo do material? ou Quanto ele custaria para ser vendido sem pintura?
      Abraços!


  3. ola gostaria de fazer um com pipas de paletes por favor poderia me enviar o molde para o meu email ficaria grata marildaartesa@hotmail.com


    • Olá eu perdi o local onde as perguntas ficavam. Hoje descobri. Ainda te interessa esse projeto?


  4. ripas eu quis dizer


  5. Perfeito,mil vezes Parabéns


    • Obrigado. Agradeço a audiência. Passe sempre, pode ter algo novo. Esta semana ainda vou postar um Projeto Novo.


  6. muito bom!!! Qual o custo final do projeto em questão?


    • Eu precisaria levantar o preço do MDF que se lembro, foram menos de duas folhas, foi uma folha e meia. O resto são 4 roldanas ao custo aproximado de uns R$ 5,00 cada dois parafusos com porca, cola e pregos


  7. […] Veja tudo aqui. […]


  8. eu gostaria de receber , mais informações de brinquedos de madeira


    • Olá José Ronaldo. Agradeço ter escrito. Neste blog já coloquei uma mesa para futebol com dedos (dedobol). tenho plano de fazer mais brinquedos. Algum lhe interessaria em especial? Escreva, mande suas sugestões.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: