h1

Projeto / Madeira / Pintura / Casa para Pássaros / House for Birds

12/05/2015
Dutra Máquinas

Dutra Máquinas

Icon_proj  titulo-madeiratitulo-pintura2

Casa para Pássaros em Madeira – House for Birds

Existe um prazer enorme em criar um projeto e chegar ao seu final, mas quando este projeto tem uma utilidade ligada a plantas e flores ou animais, fica uma sensação boa de – finalidade em prol da natureza.

Nossa casa para pássaros pode ser confeccionada com sobras de compensado e um pedaço de fórmica, adaptando-se aos materiais que você tem à mão.

09-caspass

O nome Casa para Pássaros é genérico, cabem aqui os termos “abrigo” ou “comedouro” com um espaço para descanso. Este aqui é visitado diariamente por rolinhas.

Projeto com as medidas em mãos e vamos em frente.

01-destec_caspass

02-destec_caspass

As partes da estrutura como teto podem ser de compensado mais fino (10 mm de espessura) e o restante em compensado de 15 mm de espessura.

02-caspass03-caspass

01-caspass

Estas são as paredes laterais já com o primeiro corte que determina o formato. As medidas deste corte inicial e do orifício são estas.

03-destec_caspass

Nestes desenhos, na marcação do corte das paredes ficam claras as inclinações e como obtê-las. A localização dos furos para os poleiros laterais e esta grande abertura inclinada só serão facilmente reconhecidas depois do primeiro corte feito. Esta abertura inclinada tem por finalidade o controle do ambiente externo pelos pássaros mesmo enquanto se alimentam, evitando surpresas como aproximação de gatos.

04-caspass

Os poleiros quando fixados nas laterais ficam sob o teto, protegendo do sol e de uma chuva leve.

Depois de todas as partes cortadas, podemos partir para fixação, que neste projeto é feita com cola para madeira (ou cola branca a base de PVA) e pregos.

Parede do fundo e piso são fixados inicialmente para depois se fixar as paredes laterais.

06-caspass

O teto antes de ser fixado deve receber as ripas de reforço, para evitar de empenar, proteger as arestas e controlar, na forma de pingadeira, o escorrer da água da chuva.

07-caspass

Os poleiros são posicionados nos furos específicos e fixados com parafuso e cola.

08-caspass

Para ter uma ideia geral de montagem, veja diagrama abaixo.

05-destec_caspass

04-destec_caspass

Não esquecer de colar e pregar os dois calços em cada extremidade da parte inferior traseira, isso serve para alinhar a casinha pois a parte superior do teto sai pra fora do limite traseiro, evitando o contato das costas da casinha com a parede, que pode apodrecer por não secar perfeitamente depois de uma chuva. Fazer um furo no centro da parede do fundo para pendurar em local que pegue sol uma boa parte do dia e longe de bordas de muros e árvores que facilitariam a aproximação de gatos. O acabamento fica por conta de uma primeira demão de tinta Latex ou acrílica que proteje e evita que a madeira absorva o esmalte sintético. Em seguida, duas demãos nas paredes e piso em geral com Esmalte Sintético. Para o teto, caso tenha um pedaços de fórmica que sirva, corte e cole com pelo menos duas demãos de cola (resiste melhor à chuva). Caso não tenha a fórmica, sem problemas, dê pelo menos duas demãos de Esmalte Sintético para aguentar o tempo. Faça vistorias periódicas, pois sol e chuva costumam deteriorar os materiais.

Agora sim casinha pronta e fixada, coloque comida e troque a água todos os dias lavando o bebedouro (cuidado com a dengue!), que os pássaros estarão em sua casa sem ter de estar aprisionados em gaiolas. Bom Trabalho!

10-caspass

Um comentário

  1. Amei a idéia, principalmente por oferecer água e comida no momento de repouso temporário dos pássaros.

    Em tempo, desejo que vocês ajude-me com um projeto para reprodução de passinhos. Tenho uma cobertura em casa, onde rolinhas fazem ninhos nos pilares, e gostaria muito de fazer uma casinha para ajudar a garantir a perpetuação dessa espécie.

    Grato.



Deixe um comentário